Teatro As Presepadas de Damião será encenado dia 12, na praça Nossa Senhora de Fátima

Teatro As Presepadas de Damião será encenado dia 12, na praça Nossa Senhora de Fátima

A Damião e Cia. de Teatro de Campinas (SP) apresenta na próxima terça-feira, dia 12 de junho, em Birigui, o espetáculo de rua “As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo”. A montagem será encenada a partir das 14h, na praça Nossa Senhora de Fátima. A entrada é franca.

Amparada pelo edital Circulação de Espetáculos de Artes Cênicas para a Rua, do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo), a turnê batizada de Damião Faz Anos, uma vez que celebra os cinco anos de estreia da montagem, passará por 15 cidades do interior de São Paulo.

Em As Presepadas de Damião, a plateia aprecia fortemente o Cavalo-Marinho (Zona da Mata de Pernambuco) e a Folia de Reis (Sudeste). Da primeira, o espectador reconhece a musicalidade, as danças apresentadas, os jogos de palavras, a ponte entre o lírico e o escracho (sagrado e profano), a entrada das figuras numa roda e as próprias personagens, como Capitão (Narrador) e Damião.

Inspirado no conto medieval “O Ferreiro e a Morte” e na mitologia católica, a oriunda da literatura de cordel, o espetáculo narra o encontro de um tipo popular com duas figuras ilustres: Menino Jesus e Maria de Nazaré. Em agradecimento à hospitalidade, Damião recebe a prenda de três pedidos e acaba alterando o ciclo natural das coisas ao impedir que A Morte cumpra sua sentença.

A TRUPE

Inspirada pela teatralidade do ator na rua, a Damião e Cia. de Teatro nasceu em 2012, em Barão Geraldo, distrito de Campinas. A partir do olhar apurado de atores egressos do curso de Artes Cênicas da Unicamp, o grupo passou a investigar as manifestações populares do Brasil e estreou o espetáculo no mesmo ano.

Ao longo de cinco anos, o espetáculo “As Presepadas de Damião: de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as Graças de Jesus Cristo” arrebatou prêmios em diversos festivais pelo Brasil, entre os quais Festival Nacional de Teatro de Limeira, Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau e Encontro Nacional de Cultura de Taubaté.