Sobre a Cidade

SOBRE A CIDADE

Assis é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo. Pertence à microrregião e mesorregião de mesmo nome, localiza-se a oeste da capital do estado, distante 434 km da capital estadual e abriga uma população total de 100.911 habitantes (Estimativa IBGE/2014) em seus pouco mais de 462 km².

É a maior cidade de sua Microrregião e ocupa a posição de 76º maior município do estado, situa-se a 22º 39' 42" de latitude sul e 50º 24' 44" de longitude oeste. A sede tem uma temperatura média anual de 21,37°C e na vegetação do município predomina a Mata Atlântica e o Cerrado, sendo uma zona de transição de vegetação e solo, diferenciando-se da região, possuindo uma coloração avermelhada, porém arenoso. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) segundo a ONU é de 0,805, considerado como elevado em relação ao do estado, em 28º lugar entre cidades de maior IDH do país . Para a FIRJAN em 2014, a cidade estava em 190º a nível nacional e em 49º segundo a FGV em 2012. A cidade também ficou com o 237º maior potencial de consumo (IPC Marketing) entre todas as cidades brasileiras em 2014 e no estado ficou na 72º posição.

A cidade de Assis foi emancipada de Campos Novos do Paranapanema na década de 1910. A sua etimologia é que o seu nome é uma referência ao Capitão Assis, que explorou as terras da região. Atualmente é formada pela cidade de Assis, sendo a sede seu único distrito desde a emancipação de Tarumã na década de 90.

Assis é conhecida pelo seu título de Cidade Fraternal e pelos cursos de graduação da Unesp de Assis, a FEMA e Unip. Além disso, é uma polarizadora regional de desenvolvimento servindo de referência para os municípios da Microrregião de Assis, de alguns municípios da Microrregião de Ourinhos, Microrregião de Marília e do Norte do Paraná pelo seu comercio, serviços, referência cultural, esportiva, tecnológica e científica que fazem com que Assis ostente o título de Capital do Paranapanema, mesmo com a grande concorrência de grandes centros como Marília, Presidente Prudente e Londrina.

Fonte: Wikipédia

A cidade nasceu a partir de viajantes como José Teodoro de Souza, que garimpou pela região a partir de Botucatu. Com a doação de terras de fazendeiros da região, em especial o "Capitão Assis" que doou para a igreja e o povoado foi crescendo no entorno da igreja, atual Catedral de Assis. O desenvolvimento veio a partir da linha férrea Sorocabana (em 1914) que ligava o município à capital. Com a instalação da estação Assis se tornou um importante eixo ferroviário (contando com depósitos e sindicato, tendo assim a classe ferroviária um certo destaque), contando com uma das maiores oficinas de trens do Brasil em seu auge, tendo sido conhecida como "A princesinha da Sorocabana".

Na década de 20 foi elevada à Comarca e recebeu uma Delegacia de Polícia, Grupo Escolar, Fórum e a Diocese de Assis. O desenvolvimento com a chegada da ferrovia permitiram que, em 1917 o Distrito de Paz tornasse "Município de Assis". O crescimento começou na Avenida Rui Barbosa, o atual centro comercial da cidade. Na década de 40, a cidade recebeu a instalação da Escola Normal de Assis, a cidade também participou da Segunda Guerra Mundial , tendo um monumento em homenagem aos participantes na Praça Arlindo Luz, em frente da Estação Ferroviária. Na década seguinte, recebe aFaculdade de Filosofia, Escola Industrial e inicia as operações da atual Cervejaria Malta.

Já na década de 60, foi criado Ginásio Estadual de Assis (atual EE "Ernani Rodrigues") na Vila Xavier. As tentativas de Industrialização foram iniciadas na década de 70, porém apenas no final dos anos 80 começou a ser elevado, devido a criação do rudimentar Distrito Industrial, ainda que tivessem sido criadas variadas empresas em vários segmentos como eletrônica e agroindústria. Entre os anos 60 e até o fim do Regime Militar, diversos cidadãos assisenses sofreram repressão do regime, sendo o caso da Helenira Rezende o caso mais conhecido nacionalmente e alvo de diversas pesquisas.

Origem do nome

O nome Assis, o qual a cidade é conhecida hoje, era originalmente Assiz e foi batizada assim em homenagem ao fundador do município: Capitão Francisco de Assis Nogueira. Assiz teve sua grafia alterada por força do decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944.

Fonte: Wikipédia