Sobre a Cidade

SOBRE A CIDADE

Osasco é um município brasileiro localizado na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo, em conformidade com a lei estadual nº 1.139, de 16 de junho de 2011 e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI).

Criado como um bairro da capital paulista no final do século XIX, tornou-se município emancipado, após um plebiscito em 1962. Possui importante atividade econômica nos setores industrial, comercial e de serviços, com 696 382 habitantes, é o 6° mais populoso do estado de São Paulo, segundo estimativa populacional calculado pelo IBGE para 2016. Ainda de acordo com o mesmo censo, em 2014, Osasco possui o 8º maior Produto Interno Bruto do Brasil, e o 2º maior do Estado de São Paulo, ficando na frente de muitas capitais estaduais brasileiras, como Salvador, Fortaleza e Recife, sendo a cidade não capital com o mais alto PIB da nação naquele ano.

Fundado pelo imigrante italiano e empreendedor Antonio Agù, Osasco representa uma grande influência histórica. O primeiro voo da América Latina aconteceu no município, em 7 de janeiro de 1910 pelo engenheiro espanhol Dimitri Sensaud de Lavaud.  Atualmente, encontra-se na cidade o Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, que leva o nome do engenheiro, mas também é conhecido como Chalé Brícola, onde se encontra documentos, fotos, objetos e obras de arte, que contam um pouco da memória da cidade. O lema da cidade, é "Urbs labor", frase latina que significa "Cidade trabalho". Tem como padroeiro Santo Antônio, sendo que no dia do santo 13 de junho é feriado municipal.

O principal cartão-postal do município é o Viaduto Reinaldo de Oliveira, mais conhecido como "Ponte Metálica", possui 300 metros de extensão e foi construída em 20 de dezembro de 1992. No dia 28 de março, no "Hora do Planeta", a Secretaria do Meio Ambiente apaga as luzes do Viaduto Metálico por uma hora.  Na época de natal, a prefeitura enfeita o viaduto e a Avenida Bussocaba, atraindo pessoas de outras regiões, como Cotia, Barueri, Carapicuíba, e inclusive habitantes de São Paulo,que moram perto da região de Osasco.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2015, o município se encontra em 8° lugar no cenário nacional e em 2° do Estado de São Paulo, atrás apenas da capital em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). Osasco representa 1,04% do PIB nacional, colocando a cidade no grupo das oito do Estado de São Paulo que se destacaram na geração de riqueza do Brasil com participação de 0,5% do PIB do país. O Produto Interno Bruto registrado de Osasco é de R$ 55.515.707. Houve desconcentração industrial para outras regiões e hoje a cidade vem caminhando para a área comercial e de prestações de serviços, que representam hoje 71,7% do total, contribuindo com R$ 23 bilhões do PIB.

O Parque Industrial de Osasco, um dos maiores do Estado de São Paulo, destaca-se no cenário econômico com suas 500 indústrias de grande, médio e pequeno portes, preponderando a metalurgia pesada. Algumas das maiores indústrias do país no gênero estão instaladas em Osasco: Asea Brown Boveri, material pesado, com grande parte de sua produção exportada; Ford do Brasil, veículos e motores. Em Osasco está localizada a matriz do Banco Brasileiro de Descontos (Bradesco), a maior empresa bancária da América do Sul. A denominada Cidade de Deus, onde está instalada a matriz do Bradesco, situa-se na parte centro-sul da cidade e se constitui no maior centro de processamento de dados da América do Sul. Além dos edifícios de direção e escritórios, encontram-se os conjuntos sociais e esportivos dos funcionários do banco. Com isso, os benefícios naturais que o município recebe da organização bancária, deve-se ressaltar a real fonte de trabalho que o banco oferece. Centenas de pessoas ali trabalham e estudam.