Prefeitura dá início ao paisagismo na Praça dos Frades

Prefeitura dá início ao paisagismo na Praça dos Frades

A requalificação da Praça João XXIII, localizada na rua São Francisco de Assis – em frente à Igreja do Sagrado Coração de Jesus (Frades) - já está em andamento. Ontem, quinta-feira, 14/06, teve início o paisagismo, com a supressão de algumas árvores, a destoca (retirada dos tocos dessas árvores) e a limpeza fina, com a retirada dos restos das plantas que serão substituídas por novas espécies. Todo o trabalho é feito por meio de parceria entre a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e a Unimed Piracicaba, no programa Adote uma Área.

Após o projeto paisagístico, a Prefeitura dará início ao reparo do piso original, de pedra portuguesa. De acordo com a arquiteta urbanista da Sedema, Claudia Nogueira, as praças são de grande importância para a melhora da qualidade de vida da população, integrando a paisagem urbana com o meio ambiente. Ela diz que a Praça João XXIII, com cerca de 1.300 m², possui grande importância social, tanto pela história ligada à criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, como pelo fluxo intenso de pessoas pelo local. A praça tem ainda uma imagem de São Francisco de Assis.

Claudia explica que a espécies que serão usadas na João XXIII são: abacaxi-roxo (Tradescantia spathacea), dracena-tricolor (Dracaena marginata), grama-esmeralda (Zoysia japonica), moreia (Dietes bicolor), singônio (Syngonium angustatum) e vedélia (Sphagneticola trilobata).

ADOTE UMA ÁREA - O programa Adote uma Área, criado pela Sedema, por meio do decreto nº 9771, proporciona a oportunidade da Prefeitura revitalizar áreas verdes em parceria entre poder público e empresa, propiciando uma melhoria de vida, beneficiando todos os envolvidos.

A Sedema estima que a cidade possui mais de 150 áreas que poderiam ser mantidas pela parceira. As empresas interessadas poderão procurar os técnicos da Sedema para viabilizar a adoção de outras áreas verdes da cidade. Segundo as regras do programa, os responsáveis pelas áreas adotadas se comprometem, em contrato, a realizar a manutenção do espaço em troca de publicidade.

Mais informações sobre o programa Adote Uma Área podem ser obtidas pelo telefone (19) 3403-1205, com a arquiteta urbanista da Sedema Claudia Nogueira.